Tomadas de 110 e 220: Entenda as diferenças.

Colocar aparelhos elétricos na tomada é um processo tão presente na atualidade que já se tornou uma coisa automática. Mas é aí que entra o perigo: É 110 ou 220?

 

Para começar, é importante saber que a voltagem nada mais é do que a tensão elétrica. Essa palavra só existe pois a unidade de medida que representa a tensão é o Volt (V). A voltagem é a indicação do potencial de corrente que será necessário para funcionar um aparelho. Sendo assim, a diferença entre 110 e 220 volts está na instalação elétrica e no dimensionamento dos seus componentes.

A espessura dos fios que vão transportar a energia, por exemplo, são menores em uma tensão de 220V, do que em uma de 110V. Isso acontece, pois, independentemente da tensão, a potência dos aparelhos não muda. Ou seja, se um eletrodoméstico ou aparelho eletrônico possui uma determinada potência, a instalação de menor tensão, no caso 110V, precisa de mais corrente elétrica para manter essa potência e o equipamento funcionando. Para suportar o aumento da corrente, os fios precisam de uma espessura maior. Já em uma instalação de 220V, os fios podem ter um diâmetro menor, uma vez que a corrente elétrica necessária para o aparelho funcionar vai ser menor

Aqui vão algumas dicas para utilizar as tomadas corretamente.

  • Procure saber a voltagem das tomadas do imóvel e observe na indicação do produto que você quer comprar se ele é para uma instalação de 110V ou 220V.
  • Antes de viajar, pesquise qual a voltagem utilizada na região. No Brasil a voltagem é bem diversificada.
  • Se possível, escolha aparelhos bivolt, ou seja, que funcionam em ambas as tensões. Celulares e computadores são os exemplos mais comuns, mas muitos outros aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos já são comercializados em versões bivolt. Essa é a melhor solução para você deixar a dúvida sobre a diferença entre 110 e 200 volts de lado! Esses equipamentos possuem transformadores flexíveis, o que evita a queima acidental ou um curto-circuito. Você também fica mais despreocupado(a) durante as viagens.
  • Se você possui muitos aparelhos que não são bivolt, existem transformadores que podem converter tensão 110V em 220V, ou vice-versa. Uma ótima alternativa para adequar tensões de equipamentos e redes elétricas. Você conecta o transformador na tomada e ele fica entre a instalação e o aparelho.

Mas por que é importante entender a diferença entre 110 e 220 volts? 

O principal motivo é a durabilidade e a segurança. Um equipamento de 110V ao ser ligado em uma rede 220V vai sofrer curto-circuito. Ou seja, o aparelho vai queimar, uma vez que ele não está preparado para receber a corrente elétrica dessa tensão. Esse tipo de acidente pode causar danos em outros equipamentos conectados à instalação ou até mesmo incêndios. Por outro lado, se um equipamento 220V for ligado em uma rede 110V, o risco não é tão grande. O que pode acontecer é o aparelho não funcionar ou com um menor desempenho.

Gostou da leitura? Fique ligado nos próximos artigos!