Fatos desconhecidos sobre o concreto

5 fatos desconhecidos sobre o concreto!

O concreto é o insumo mais utilizado na construção civil, de longe. Isso diz muito sobre a versatilidade e as muitas vantagens da utilização do concreto em sua obra.

 

A Gato Neves separou aqui 5 curiosidades que você provavelmente ainda não sabia sobre o material mais utilizado nas obras ao redor do mundo.

 

Quem inventou o concreto?

Vamos abordar essas curiosidades em ordem cronológica. Naturalmente a primeira pergunta a ser respondida é quem foi o responsável pela invenção.

Para estudiosos do assunto, a primeira vez que o concreto foi utilizado foi em 800 a.C, na Grécia. A composição do concreto naquela época era bem mais simples que a de hoje: os gregos faziam uma mistura de cal viva, pedra-pomes e cinza vulcânica.

 

Quando o concreto se tornou super resistente?

500 anos depois dos gregos, foi a vez dos romanos criarem sua fórmula. O concreto romano ficava cada dia mais resistente quando em contato com o tempo e com as forças do meio ambiente.

Os romanos utilizavam na sua mistura do concreto um material que continha alumínio, que deixava o concreto muito mais resistente.

 

O concreto é o material mais utilizado do mundo

Essa você já sabia, não é? Mas você sabe a quantidade de concreto utilizada no mundo todo, por ano?

São 5 bilhões de metros cúbicos de concreto, por ano!

 

Descubra mais sobre o concreto.
Descubra 5 fatos desconhecidos sobre o concreto!

 

Quem mais consome concreto no mundo?

Esse é bem fácil de adivinhar! Se você pensou que o país mais populoso seria também o maior consumidor de concreto, você acertou!

A China é o maior consumidor de concreto do mundo! O país asiático utilizou, no período de 2011 a 2013, mais concreto que os Estados Unidos em todo o século 20!

 

Utilização curiosa

Nós já te dissemos antes que o concreto é um material extremamente versátil. Mas você sabia que o concreto é utilizado até na produção de bebidas alcoólicas?

Alguns fabricantes de vinho utilizam barris de concreto para o processo de fermentação da bebida. Já que o concreto é termicamente estável, e possibilita a sobrevivência das leveduras no vinho.



Gostou do assunto? Sabia que o cimento, produto básico na fórmula do concreto, possui 11 tipos diferentes no mercado? Confere nosso artigo sobre o assunto!

Acesse nosso Instagram ou nosso Facebook, toda semana compartilhamos conteúdos novos por lá!