Tinta Látex ou Tinta esmalte? Qual delas é ideal para o meu ambiente?

Está com dúvidas sobre qual é a melhor opção? Nós podemos lhe ajudar! Trouxemos as diferenças entre a tinta látex PVA e a tinta esmalte para facilitar as escolhas na hora da sua obra ou reforma. Confira agora:

Já se pegou em duvida entre qual tinta escolher para a sua obra, tinta latex ou esmalte

 

Para paredes, portões, móveis, entre outros, as tintas são a chave para reformar e melhorar alguns ambientes. Hoje, nós da Gato Neves trouxemos um guia com detalhes sobre tinta látex PVA e tinta esmalte. Assim, você pode ampliar seus conhecimentos na hora de escolher qual utilizar, priorizando qualidade, durabilidade e qual melhor se adapta à função que você deseja.

Um exemplo das diversas cores entre as tintas latex e esmalte

  

 

 

Tinta Látex PVA 

A tinta látex PVA é geralmente utilizada no interior das residências, sendo uma tinta mais fácil de aplicar porque é à base de água. É ideal para ambientes internos que não têm contato com a umidade, mas também pode ser aplicado em áreas externas, exigindo uma aplicação com mais demãos e menos diluição. Existe apenas na versão fosca, o que dificulta a manutenção da limpeza, porém é a que mais consegue mascarar as imperfeições dispostas nas paredes.

Um exemplo de ambientes e paredes pintadas com tinta latex de diversas cores.

 

Tinta Esmalte 

A tinta esmalte tem base de óleo, logo não é solúvel em água, por isso sua aplicação requer mais cuidado. Além disso, uma vantagem é a sua resistência e flexibilidade. Devido ao seu composto a base de óleo, a tinta esmalte pode ser aplicada em locais mais suscetíveis a umidade ou ao contato direto com a água, como em paredes de banheiros e cozinhas.

Outras opções de aplicações da tinta esmalte são madeiras, metais e plásticos. Justamente pela sua flexibilidade, resistência à umidade e acabamento. Tem disponibilidade nas versões fosca e brilhante.

Um exemplo de ambientes e objetos pintados com a tinta esmalte.

 

 

 

Os lugares ideais para utilizá-las

Agora entendendo mais sobre cada uma, trouxemos alguns lugares que são interessantes o uso das tintas.

A tinta látex PVA é mais utilizada para interiores, como já foi dito. Mas além das paredes dos interiores das casas, você tem a possibilidade de usar em paredes externas, rodapés, corrimãos ou móveis que deseja renovar. 

Já a tinta esmalte, por ter uma resistência maior e uma maior impermeabilidade, é uma boa opção para ser aplicada em em objetos de madeira e ferro, além de superfícies de portões, janelas ou grades.

Então, quais as diferenças?

Tinta Látex PVA              x           Tinta Esmalte

-Base de água                                – Base de óleo;

– Fácil aplicação                             – Aplicação cuidadosa;

– Ideal para ambientes                   – Ideal para ferro e madeiras;

 internos;

– Não é impermeável;                      – Impermeável;

– Duração média;                             – Longa duração

 

Essas são as dicas e diferenças marcantes entre a tinta látex e a tinta esmalte. Desse modo, acreditamos que ficou mais fácil de entender sobre e como pode ser utilizada na hora de tomada de decisão. 

Além disso, é importante ficar atento às marcas que irão optar, aqui na loja trabalhamos com a trabalhamos com a SA Tintas, mas você encontra várias outras opções como: Suvinil, Lukscolor, Coral 

E agora que voce já sabe qual a tinta certa para escolher, nós temos um outro artigo aqui no site para te ajudar a escolher a cor certa para o seu ambiente! Confere lá! 

Gostou? Compartilhe com outras pessoas sobre o assunto!