Caixa d’água de amianto: É perigoso?

É perigoso ter uma caixa d’agua de amianto em casa?

Apesar de já não serem fabricadas há anos, muitas casas construídas há mais de 10 anos ainda as utilizam como seu único armazenamento de água. Se esse for o seu caso, recomendamos que faça a troca da sua imediatamente, já que essas caixas d’água não pararam de ser fabricadas à toa. O amianto é altamente cancerígeno!

Durante anos o amianto foi largamente utilizado na construção civil. Por ser um material de baixo custo, com uma boa resistencia às intempéries e de fácil manuseio, esse material ganhou o mercado da construção. Alguns exemplos clássicos do seu uso eram as telhas e as caixas d’água de amianto. Ainda hoje é possível encontrar casas antigas utilizando algum desses produtos, senão os dois! 

Troque sua caixa d’agua de amianto e não corra mais riscos!

O amianto em contato com a água

Teoricamente o amianto presente nas caixas d’água não entra em contato com a água que contém. Mas, na prática, ao lavar, mudar de posição, ou até mesmo pela ação do tempo, as caixas são danificadas ou quebradas, expondo a água ao amianto.

Isso não deveria acontecer, mas até os profissionais que fazem esse serviço, principalmente os menos qualificados, não sabem que isso acontece, e fazem a limpeza da caixa de amianto como fariam com outras caixas de qualquer material. Por isso, o ideal é trocar a caixa d’água assim que possível, para não ter essa preocupação.

Durante os anos, é comum a necessidade de fazer uma manutenção e a limpeza da sua caixa d’agua, devido ao acumulo da sujeira dos canos e barro. Nas caixas de amianto essa limpeza é mais constante já que o próprio material é mais suscetível a juntar bolor e fungos, enquanto que nas caixas de polietileno isso não acontece. Ao realizar essa limpeza, o amianto presente na caixa d’agua vai para a água a qual voce utilizará para seu banho, limpeza da louça e etc. Caso voce ainda tenha uma caixa d’água de amianto em sua casa, recomendamos fortemente que voce faça a troca URGENTE! 

Descarte sua caixa d’água de amianto corretamente.

Devido à alta toxicidade do amianto ele não pode ser descartado de forma comum. É necessário que você contate postos autorizados na sua região e solicite o descarte. Indicamos que voce entre em contato com a prefeitura de sua cidade para obter mais informações sobre o descarte.  

 

Gostou do nosso conteúdo? Fique ligado em nosso blog e redes sociais!