Conheça os diversos tipos de portões para residências e prédios, e nossas indicações de quando optar por cada um deles!

Os portões podem ser abertos ou fechados, basculantes, de correr ou de abrir, e feitos por diversos materiais. A escolha do modelo e do material usado são cruciais para a decisão perfeita. Entenda o por quê:
Portão basculante
Portão basculante é o modelo onde a abertura ocorre verticalmente, e a sustentação acontece em trilhos nas laterais. Esse portão é indicado para economia de espaço onde a abertura em outras orientações não é possível. Veja um exemplo na imagem abaixo.

Portão de correr
Esse é o portão que abre lateralmente. O portão de correr é o modelo mais comumente encontrado em casas, pois normalmente é um portão mais pesado, robusto e detalhado, perfeito para entradas de garagem. Confira a baixo um exemplo de um desses tipos de portões.

Portão de abrir
Esse modelo é indicado para entradas menores e portas laterais, pois seu funcionamento – como o de uma porta – impede peças pesadas e grandes. O portão de abrir, como o de correr, é comumente encontrado em entradas de garagem em casas e prédios. Na imagem a baixo podemos ver um exemplo desse tipo de portão.

Portão aberto e fechado
Aqui os termos aberto e fechado significam: Aberto para visão externa, ou seja, que permite ver do outro lado; e fechado para visão externa, que é, exatamente, o oposto. Na imagem a baixo podemos ver um comparativo que montamos entre esses dois tipos.

A escolha entre estes dois tipos de portões pode depender de alguns fatores, que não apenas o estético. Podemos levar em consideração a segurança, dependendo da região onde a casa é construída; o conforto térmico, já que o portão fechado impede o fluxo de ar; também a questão privada, já que o portão aberto transparece a qualquer um que esteja na rua, o interior da casa. Veja aqui outros exemplos de portões abertos e fechados.
Quanto ao tipo de material em que podem ser construídos, existem vários tipos, como ferro, latão, alumínio, madeira e quase qualquer outro material que você possa imaginar. A escolha do material tem a ver com o peso, estética e melhor praticidade no local.
Se você gostou desse artigo, considere compartilhar com seus amigos!
Indicamos também as leituras:
Faça Você Mesmo: 5 Tarefas Para Você Colocar A Mão Na Obra E Ajudar Na Reforma. | Tipos De Tijolos Na Construção | Tipos De Descarga Para Vaso Sanitário, Caixa Acoplada, Com Válvula E Caixa De Descarga.