Tipos de descarga para Banheiro com caixa acoplada Gato Neves

Tipos de descarga para vaso sanitário, caixa acoplada, com válvula e caixa de descarga.

Você sabe quais são as vantagens/desvantagens e os tipos de descarga existentes no mercado? Leia mais sobre as descargas com válvula, acopladas e embutidas.

O sistema de descarga em um vaso sanitário interpreta um importante papel no banheiro de uma casa, por se tratar da higiene das pessoas e por ser um grande aliado (ou vilão) na economia de água. Existem três tipos de descarga para vasos sanitários e cada um deles possui suas vantagens e desvantagens. Leia a seguir nossa explicação sobre cada um.

Caixa de descarga

Um dos tipos de descarga mais simples e barato é a caixa de descarga. Este modelo é muito utilizado em banheiros improvisados, como os construídos em obras para os funcionários ou em fazendas. Sua instalação é indicada para locais onde a tubulação não está dentro da parede e onde isto não será feito. É instalada, logo a cima do vaso, uma caixa plástica de descarga para armazenar a água, com uma pequena corda na lateral para o acionamento do sistema. Em um dos lados da caixa, na parte superior, existe uma entrada para ser rosqueado o engate que irá trazer a água para enchê-la. No fundo existe uma saída onde será adaptado um pedaço de tubo que levará a água para o vazo.

  • Vantagens: Não existe a necessidade de quebrar a parede, rápida instalação e baixa necessidade de manutenção. Esse tipo de descarga é muito utilizado em banheiros provisórios (como em canteiros de obras), ou em áreas externas (como em banheiros de churrasqueiras ou piscinas). Seu custo também é uma grande vantagem, dentre os outros modelos, este é o mais barato. 
  • Desvantagens: Não proporciona uma estética favorável pelo fato de deixar todo o sistema aparente, e seu sistema emite muito barulho ao acionar a descarga, o que pode incomodar em certos momentos. Por ser um sistema com um custo mais baixo, é mais frágil e assim mais suscetível à dar problemas, principalmente naquela cordinha lateral de acionamento. 

Caixa de Descagara Gato Neves
Vaso com caixa de descarga Gato Neves

Caixa acoplada

Dentre os três tipos de descarga, este é o modelo mais utilizado hoje em dia. Isto se dá pelo fato de sua instalação e manutenção ser mais simplificada do que a descarga com válvula embutida na parede e deixar uma estética melhor do que a caixa de descarga. A armazenagem da água é feita em uma caixa de cerâmica que fica acoplada ao vaso e o acionamento é feito por uma válvula na sua parte superior. Hoje em dia é possível achar no mercado caixas acopladas com acionador duplo, que permite liberar quantidades diferentes de água para cada tipo de descarga. Como já foi dito, a caixa é feita em material cerâmico igual ao do próprio vazo e que leva a mesma cor deste.

  • Vantagens: Proporciona um acesso fácil ao seu sistema, o que proporciona uma fácil manutenção. Alguns modelos possuem o acionador duplo, que economiza água durante as descargas. Seu aspecto e design moderno proporcionam uma estética mais agradável.
  • Desvantagem: Pela proximidade da água armazenada, não existe pressão durante as descargas, o que pode exigir mais de um acionamento dependendo da quantidade de dejetos. Seu preço mais elevado também pode ser considerado uma desvantagem, já que todo o produto é fabricado em cerâmica. 

Vaso com caixa acoplada Gato Neves

Descarga com válvula

A válvula de descarga já foi um dos tipos de descarga mais utilizados no Brasil e de certa forma ainda é. O sistema é instalado embutido dentro da parede por onde passa o cano de água que desce direto da caixa d’água da casa até o vaso sanitário. Quando acionado ele libera a passagem da água até o vazo, em seguida ele fecha a passagem de forma gradual, por meio de molas. Este mecanismo é fundamental para evitar o fechamento instantâneo que pode causar mais danos ao sistema pela alta pressão da água. Ao longo dos anos foram desenvolvidos variados modelos de válvulas, o que pode dificultar a compra de reparos para o sistema.

  • Vantagem: Este sistema proporciona uma alta pressão de descarga para a eliminação dos dejetos. Sua estética também pode ser um ponto positivo para algumas pessoas, por reduzir a quantidade de coisas aparentes do sistema.
  • Desvantagens: O sistema também leva a um maior gasto de água, dependendo de quem utilizá-lo. Sua manutenção é o principal ponto negativo, por ser um sistema embutido na parede, em certos momento pode ser necessário quebrar a parede para acessar melhor o sistema e fazer a sua manutenção ou substituição; lembrando que as áreas de banheiro são, na maioria das vezes, revestidas, o que pode virar uma bela dor de cabeça para o proprietário. 

Valvula de descarga Gato Neves

Aqui na loja nós trabalhamos com os três tipos de válvulas e também seus reparos. Indicamos que, caso você for fazer alguma manutenção nas válvulas de descarga embutidas na parede, tire uma foto daquele acabamento da válvula. Dessa forma conseguiremos identificar qual o modelo de válvula é a sua e assim lhe indicaremos o modelo certo de reparo!

E se você é dessas pessoas que colocam a mão na massa, arruma e concerta tudo em casa, tenho certeza que vai ADORAR o nosso post em que separamos 5 tarefas que você mesmo pode fazer para economizar durante uma reforma! Confere lá que você vai gostar com certeza!

E se tiver alguma duvida ou queira fazer um orçamento, fique a vontade para entrar em contato conosco ou fazer uma visita!

Veja nossos outros Posts em nosso Blog!