Muro de Arrimo Gato Neves

Muro de arrimo, o que é, para o que serve?

Qual a função de um muro de arrimo ou muro de sustentação? É utilizado em qualquer tipo de obra? Leia mais a seguir.

Durante uma obra ou reforma é comum nos depararmos com alguns termos ou expressões utilizadas pelos profissionais da área e que podem nos deixar confusos. Dentre muitos que existem, o primeiro que, provavelmente, iremos ouvir no começo de uma obra é muro de arrimo ou muro de sustentação.

Em terrenos que possuem algum tipo de desnivelamento é necessária a construção deste tipo de muro antes da construção da casa em si. Este é, com certeza, um dos primeiros passos na execução de uma obra.

Muro de Arrimo Gato Neves

A primeira pergunta a ser feita é: em qual tipo de terreno com desnível é necessária à construção do muro de arrimo?

Existem três tipos de desníveis; o desnível para frente do terreno, para trás e para os lados. No primeiro caso, é comum a retirada da terra até que este chegue ao nível da rua, sendo então necessária a construção de um muro mais reforçado para “segurar” o barranco que ficou no final do terreno, impedindo-o de desabar. Para terrenos com desnível no fundo ou nas laterais, é necessário completar com terra o suficiente para o nivelamento. Nestes casos um muro de arrimo é construído para segurar esta terra que é colocada, impedindo-a de invadir o terreno vizinho. Sendo assim, em todos os casos é necessária a construção deste muro especial que deva aguentar toda a pressão que a terra compactada produz.

Quanto maior o desnível, maior será a quantidade de terra e isso demandará um muro mais resistente. Em cada tipo de situação haverá a variação nos materiais utilizados na sua construção, a espessura a quantidade de ferragem e até o tipo de concreto. Em todos os casos, é fundamental o papel de um bom engenheiro, que irá calcular a quantidade de terra necessária, a pressão que será aplicada, a resistência do muro e os materiais a serem utilizados.

No início da construção.

Após o nivelamento do terreno, é construída a fundação da casa. Em terrenos que foi necessário o nivelamento através do aterramento, a fundação não deve utilizar o aterramento como base, é fundamental estabelecer esta base em terra firme. Para isso, haverá a necessidade de utilizar estacas ou colunas que alcancem o solo original, proporcionando estabilidade e consistência para a fundação.

 

Procure sempre um engenheiro credenciado pelo CREA para qualquer etapa da sua construção. A fundação da obra é, literalmente, a base para tudo. Nunca busque por alternativas mais “econômicas” nesta etapa. Estamos há 20 anos no mercado e é muito comum ouvirmos histórias de construções feitas sem um engenheiro ou até mesmo casos em que foram utilizados materiais diferentes dos recomendados pelo engenheiro, como ferragens de medida menores, concretos com menos quantidade de cimento e entre outros. Não dê bobeira!

 

Qualquer dúvida entre em Contato para mais informações!