Faça Você Mesmo: 5 tarefas para você colocar a mão na obra e ajudar na reforma.

Faça Você Mesmo: 5 tarefas para você colocar a mão na obra e ajudar na reforma.

 

Se a situação que estamos não ajuda, o momento é agora de você mesmo ajudar na reforma ou construção da sua casa, por isso, o jeito é encontrar maneiras de evitar gastar dinheiro e colocar a mão na massa. Veja abaixo a nossa lista de Faça Você Mesmo.

 

Durante a construção ou reforma de uma casa, são necessários diversos tipos de profissionais para executar os mais diferentes serviços. Mas existem tarefas que você mesmo poderá fazer e, aproveitando o momento em que vivemos agora (na data deste texto estamos em meio a pandemia de COVID-19 assolando o mundo), existem maneiras de você mesmo fazer algumas tarefas e, com isso, economizar um bom dinheiro e também aproveitar as horas que estamos agora em quarentena. Naturalmente que, se você não é um profissional da área, não conseguirá fazer tudo, mas a lista de “Faça Você Mesmo”, que trazemos abaixo reúne alguns exemplos simples e que poderão fazer a diferença no final da obra.

 

Uma família aplicando uma de nossas 5 dicas de faça você mesmo.
Destacamos uma lista com tarefas de faça você mesmo em casa e economize na sua obra ou reforma.

 

Instalações diversas

Começamos a lista de Faça Você Mesmo com, provavelmente, a tarefa mais simples e mais comum para quem fica em casa. Instalar suportes de TV, varal de teto, varal externo, suportes para vasos, troca do sifão da pia, instalação de filtro de água, instalação de chuveiro, troca de lâmpadas, substituição de resistências de chuveiros. Todas essas tarefas são simples e com algumas ferramentas, você mesmo poderá faze-las. Dentre as ferramentas e produtos básicos que você precisará, estarão: furadeira, parafusos e buchas, chave de fenda ou chave de boca.

Lá na nossa página do Instagram estamos sempre postando algumas dicas de tarefas e tutoriais que podem lhe ajudar nessas funções!

 

Passar massa corrida ou textura na parede

O momento da pintura é uma das últimas etapas de uma obra ou reforma, e quando vai chegando o final não vemos a hora de tudo acabar e aproveitarmos o ambiente novo, não é? Pois este tópico e o próximo trago duas tarefas que você mesmo pode fazer ou até mesmo ajudar para que a obra acabe logo!! Aplicar massa corrida ou textura nas paredes não chega a ser muito complicado e com um pouco de paciência e dedicação você acaba pegando o jeito. Você vai precisar de uma desempenadeira de metal lisa para aplicar a massa. Deverá escolher entre a massa corrida PVA (para uso dentro de casa) ou a massa corrida ACRÍLICA (para uso externo).

A aplicação deverá ser feita de forma delicada, a massa devera apenas alisar a parede e cobrir as imperfeições superficiais, até mesmo porque este tipo de material não serve para nivelar a parede, isso deve ser feito no momento da aplicação da massa grossa. Depois de aplicada e seca, será necessário que você lixe com uma lixa bem fininha, apenas para alisar mais ainda e tirar qualquer pontinho a mais de massa. Após isso, você poderá chamar um profissional apenas para dar um acabamento e retocar alguma imperfeição.

 

Pintar as paredes

Você já passou a massa corrida, lixou e agora falta finalmente o momento da pintura. Aproveite, é agora a sua chance de mostrar a todos o artista que existe em você!

Um detalhe que não podemos deixar passar e que muitas pessoas não sabem é que, caso você esteja pintando uma parede nova, que tenha acabado de ser construída, é IMPORTANTE passar uma seladora na parede. Isso porque, como a parede é virgem, ela puxa muita tinta e isso pode prejudicar o acabamento final e fazer você gastar mais. Feito isso, escolha a cor e coloque a mão na massa, faça você mesmo a pintura da sua casa. Fique atento para as áreas que serão feitos os recortes, utilize fita crepe para proteger alguma área que não devera ser pintada e lembre-se sempre de proteger o seu piso, coloque uma lona, plástico ou papelão por cima, é natural a tinta respingar e isso facilitará a limpeza final. 😉

 

Plantar o jardim ou horta

Plantar o jardim da sua casa não é uma tarefa tão assustadora quanto parece, pode ser algo um pouco mais trabalhoso, mas você da conta. Arregace as mangas! Compre as flores, a grama, as arvores, o adubo e a terra, coloque uma roupa mais velhinha e faça você mesmo. Para muitos, trabalhar na horta ou no jardim de casa é algo relaxante e pode se tornar, até mesmo, uma espécie de terapia e uma forma de passar o tempo.

Você não vai precisar de ferramentas muito específicas, as vezes até mesmo com uma colher você conseguirá trabalhar. Porém, caso seja necessário um serviço mais pesado, você precise de um tesourão para aparar as plantas e um cortador de grama para apará-la. Lembre-se SEMPRE de usar óculos e luvas para a sua proteção.

 

Lixar e envernizar madeiras

Nosso quinto e último item da lista Faça Você Mesmo, é trabalhar nas madeiras e acabamentos da sua casa. Muito semelhante à tarefa da pintura de paredes, o trabalho com madeira exige, porém, um pouco mais de paciência e cuidado. Para dar aquele acabamento lindo e impecável na madeira da sua casa, é necessário tratar a madeira e cuidar muito bem dela.

Em uma madeira que nunca recebeu verniz, você deverá fazer a aplicação de produtos que irão infiltrar nela e proteger o seu interior. Um exemplo seria o óleo de linhaça. Depois disso (deixe-a descansar fora do sol) você deverá lixar a madeira e fazer a aplicação do verniz, este é um momento fundamental para o acabamento. Repita os processos de lixar e envernizar ao menos 3 vezes, sempre se atentando para o fato que a lixa deve ser bem lisa nesse momento, pois ela ira apenas retirar a brilho do verniz para a próxima demão (usar uma lixa grossa poderá riscar a madeira e acabar com todo o seu serviço).

 

 

Essas são as nossas 5 dicas de Faça Você Mesmo para que aproveite o seu tempo de forma produtiva e economizar um pouco nas despesas. Se quiser conhecer mais sobre nós, clique aqui. Temos outros posts aqui no site, selecionamos alguns aqui para vocês:

 

o   Pedir material de construção fracionado ou de uma só vez?

o   Tipos de descarga para vaso sanitário, caixa acoplada, com válvula e caixa de descarga.

o   Material Solto na Calçada, Pode?

 

Qualquer dúvida que tenha ficado, ou se quiser entrar em contato conosco, pode nos ligar, mandar uma mensagem no WhatsApp, Facebook, Instagram, Google ou pelo nosso e-mail. Nossos contatos são:

E-mail 📨: depositodogato@hotmail.com

Telefone ☎️: (35) 3714-3100

WhatsApp 📱: (35) 9.8861-6216

Endereço 🏠: Av. Monsenhor Alderige, 580 – Jd. Country Clube