Planejando pedir o material fracionado ou de uma so vez

Pedir material de construção fracionado ou de uma só vez?

Pedir o material de construção fracionado/picado ou de uma só vez?

 

Durante uma obra você se pergunta, porque o pedreiro fica pedindo os materiais de construção de forma fracionada, e não de uma só vez? Veja a seguir o porquê e se é algo vantajoso ou não.

 

Material de construção fracionado ou de uma so vez na obra
Material de construção fracionado ou de uma so vez na obra, entregue pela loja de construção Gato Neves

 

Se você já esteve envolvido em uma obra ou reforma, provavelmente já passou pela seguinte circunstancia; o pedreiro lhe pede o material de construção fracionado, várias vezes ao dia e sempre está faltando ou precisando de algo, você se pergunta, porque ele já não pede tudo de uma vez ou pelo menos planeja tudo o que vai gastar? Bom, você não está sozinho. Este tipo de coisa acontece diariamente e acaba sendo algo comum durante uma obra ou reforma. Existem algumas explicações e suas vantagens e desvantagens de se pedir o material de construção fracionado.

Dentre os porquês de o profissional que está tocando a sua sobra estar sempre encomendando o material de construção fracionado as principais explicações são:

            Primeiro, porque dependendo do tipo de material encomendado, não é recomendando que este fique muito tempo armazenado, como é o caso do cimento que pode começar a empedrar devido a umidade do local; ou como as areias e pedras que podem ficar contaminadas com o tempo (caso não estejam ensacadas), seja pelos fatores climáticos, seja por outros fatores como fezes e urinas de animais ou a própria sujeira do asfalto, óleo de motor e entre outros.

            Segundo, pela prevenção de se sobrar material ao terminar a obra. Caso venha a sobrar os materiais usados na construção, não existe muitas alternativas além do descarte (o que deve ser feito de forma correta para não se poluir o meio ambiente) ou buscar o uso deste material em alguma outra área da obra. Deve-se levar em consideração também que talvez seja necessário negociar com a loja de materiais de construção se existe a possibilidade de pagarem o material sobressalente de volta.

            Terceiro, pela própria falta de atenção ou de planejamento da pessoa que está responsável pela sua obra. Muitas vezes essa pessoa não está atenta à quantidade do estoque ou não possui um planejamento adequado do material que será utilizado no serviço.

 

exemplo de como ficam os materiais fracionados soltos na calçada.
A Gato Neves da um exemplo de como ficam os materiais fracionados soltos na calçada.

 

Apresentadas as principais explicações do porquê o profissional que está responsável pela sua obra pede os materiais de construção fracionados, vamos entender um pouco dos pontos positivos e negativos de se fazer isso. A vantagem, como apresentado nos dois primeiros itens do porque fazem isso, está no fato do material encomendado não poder ficar muito tempo armazenado ou parado na obra, comprometendo assim a sua qualidade e consequentemente a própria obra; e também evita-se o excesso e a sobra dos materiais de construção, já que alguns produtos podem ser extremamente contaminantes e prejudiciais ao meio ambiente, como é o caso dos produtos químicos, impermeabilizantes, mantas asfálticas, tintas, solventes, cimento e entre outros. Com relação aos pontos negativos, as desvantagens de se pedir materiais de construção fracionados são; os gastos com deslocamento para se buscar o material (caso você mesmo esteja indo buscar); o possível pagamento de fretes extras por parte das lojas de materiais para construção; por fim, algo muito comum que ocorre é justamente o fato da pessoa que está lhe prestando o serviço, ficar parada e sem o que fazer, já que a entrega do material pode não ocorrer na mesma hora e depende do planejamento de entregas da loja, isso acaba atrasando a obra e, caso você tenha fechado o pagamento por dia, isso pode fazer com que haja mais gastos com a mão-de-obra parada.

Portanto, o mais indicado é que você tenha um contato próximo com o profissional que está tomando conta da sua obra, acompanhe qual a quantidade de estoque que está na obra, o tipo de serviço ele está fazendo e se o material que tem será suficiente para aquilo ou não. E tenha também um contato próximo e amigável com a sua loja de materiais de construção, que muitas vezes pode salvar você em uma emergência. Afinal de contas, uma obra ou reforma demanda tempo e atenção tanto do profissional quanto do proprietário da obra.

Colocamos nossos Contatos sempre a disposição, fique à vontade para entrar em contato da forma que seja mais fácil para você, e-mail, WhatsApp, Facebook, telefone, Instagram ou pelo nosso site!