Tipos de Tijolos na Construção

Tijolos na construção, quais os principais tipos e modelos?

Existem no mercado diversos modelos e tipos de tijolos e muitas vezes ficamos na dúvida para o que cada um serve. Listamos a seguir os tipos mais comuns e suas características.

 

Tijolos comuns

Tijolos Comuns para obras
Tijolos Comuns

 

Tijolo comum, tijolinho maciço ou também conhecido como rapadura por seu formato é muito utilizado na construção de alicerces ou paredes que precisam ser mais robustas e reforçadas, justamente pelo fato de ser maciço (sem furos). Construir uma casa inteira utilizando estes tijolos é algo raro hoje em dia, pelo seu baixo rendimento, o custo mais elevado e a sua execução que exige mais tempo de mão de obra.

Outro tipo de tijolo existente é o Tijolinho Á Vista, cuja única diferença é o seu acabamento, mais fino, detalhado, menos poroso e com menos desgaste; além de seu preço um pouco mais elevado. Muito utilizado para acabamento em lareiras, balcões, colunas, churrasqueiras e nas fachadas das casas.

 

 

Tijolos Baianos

Tijolos baianos ou furado para obras
Tijolos Baianos

 

De todos os tipos de tijolos, este pode ser considerado o mais comum; pelo seu preço, rendimento, facilidade de manuseio e resistência. Todo em cerâmico com os característicos furos no meio que podem variar de 6 a 12 furos. Justamente por essa característica, é necessário avaliar a qualidade do tijolo, os furos no meio fazem com que o tipo de argila utilizada, o tempo de queima e a cura, sejam pontos importantes para se manter uma alta qualidade e resistência. Dos diversos modelos existentes, é preciso escolher qual se adequa melhor a sua necessidade, havendo desde modelos mais largos para obras grandes e que resultam em paredes também mais largas, até os modelos mais comuns como os de 9 cm de largura (conhecidos como tijolo de 10) que possuem maior custo benefício para pequenas obras e reformas.

 

 

Bloco de cimento

bloco de concreto para construção
Bloco de Concreto

 

Ok, este não é um tipo de tijolo, porém o bloco de cimento é bastante usado na construção de grandes muros de condomínios, galpões, barracões e muros de arrimo (veja nosso post sobre este último). Justamente pelo seu alto rendimento, ele também é utilizado na construção de grandes estruturas, como edifícios. Na construção de casas, ele é indicado para o uso estrutural pela sua resistência e robustez. Pode ser encontrado em três tamanhos básicos; 10cm, 15cm e 20cm de largura, sendo o de 10cm o menos utilizado, tornando-o mais difícil de se achar no mercado enquanto que o de 15cm é o mais comum.

 

Nós da Gato Neves trabalhamos com os três tipos, o Tijolinho Comum (rapadura), Tijolo Furado(baiano) de oito furos com 10cm e 12cm de largura e também os Blocos de Cimentocom 10cm, 15cm e 20cm de largura.

Trabalhamos com a venda em diversas quantidades, desde de milheiros e unidades para os tijolos Comuns e Furados. Com relação aos Blocos de Concreto, não trabalhamos com a venda em milheiros, apenas em unidades (entre em contato para avaliar a disponibilidade).

Converse com seu engenheiro, arquiteto ou pedreiro e veja qual modelo melhor se adequa a sua obra ou reforma.

 

Entre em Contato conosco para mais informações!

Acesse nossas Redes Sociais!

Facebook e Instagram