Tipos de descarga para Banheiro com caixa acoplada Gato Neves

Tipos de descarga para vaso sanitário, caixa acoplada, com válvula e caixa de descarga.

Você sabe quais são as vantagens/desvantagens e os tipos de descarga existentes no mercado? Leia mais sobre as descargas com válvula, acopladas e embutidas.

 

O sistema de descarga em um vaso sanitário interpreta um importante papel no banheiro de uma casa, por se tratar da higiene das pessoas e por ser um grande aliado (ou vilão) na economia de água. Existem três tipos de descarga para vasos sanitários e cada um deles possui suas vantagens e desvantagens. Leia a seguir nossa explicação sobre cada um.

 

 

Caixa de descarga

 

Um dos tipos de descarga mais simples e barato é a caixa de descarga. Este modelo é muito utilizado em banheiros improvisados, como os construídos em obras para os funcionários ou em fazendas. Sua instalação é indicada para locais onde a tubulação não está dentro da parede e onde isto não será feito. É instalada, logo a cima do vaso, uma caixa plástica de descarga para armazenar a água, com uma pequena corda na lateral para o acionamento do sistema. Em um dos lados da caixa, na parte superior, existe uma entrada para ser rosqueado o engate que irá trazer a água para enchê-la. No fundo existe uma saída onde será adaptado um pedaço de tubo que levará a água para o vazo.

 

  • Vantagens: Não existe a necessidade de quebrar a parede, rápida instalação e baixa necessidade de manutenção.

 

  • Desvantagens: Não proporciona uma estética favorável pelo fato de deixar todo o sistema aparente, e seu sistema produz muito barulho ao acionar a descarga, o que pode incomodar em certos momentos.

Caixa de Descagara Gato Neves
Vaso com caixa de descarga Gato Neves

Caixa acoplada

 

Dentre os três tipos de descarga, este é o modelo mais utilizado hoje em dia. Isto se dá pelo fato de sua instalação e manutenção ser mais simplificada do que a descarga com válvula embutida na parede e deixar uma estética melhor do que a caixa de descarga. A armazenagem da água é feita em uma caixa de cerâmica que fica acoplada ao vaso e o acionamento é feito por uma válvula na sua parte superior. Hoje em dia é possível achar no mercado caixas acopladas com acionador duplo, que permite liberar quantidades diferentes de água para cada tipo de descarga. Como já foi dito, a caixa é feita em material cerâmico igual ao do próprio vazo e que leva a mesma cor deste.

 

  • Vantagens: Proporciona um acesso fácil ao seu sistema, o que proporciona uma fácil manutenção. Alguns modelos possuem o acionador duplo, que economiza água durante as descargas. E seu aspecto e design moderno.

 

  • Desvantagem: Pela proximidade da água armazenada, não existe pressão durante as descargas, o que pode exigir mais de um acionamento dependendo da quantidade de dejetos. Seu preço mais elevado também pode ser considerado uma desvantagem.

Vaso com caixa acoplada Gato Neves
Tipos de descarga para Banheiro com caixa acoplada Gato Neves

Descarga com válvula

 

A válvula de descarga já foi um dos tipos de descarga mais utilizados no Brasil e de certa forma ainda é. O sistema é instalado embutido dentro da parede por onde passa o cano de água que desce direto da caixa d’água da casa até o vaso sanitário. Quando acionado ele libera a passagem da água até o vazo, em seguida ele fecha a passagem de forma gradual, por meio de molas. Este mecanismo é fundamental para evitar o fechamento instantâneo que pode causar mais danos ao sistema pela alta pressão da água. Ao longo dos anos foram desenvolvidos variados modelos de válvulas, o que pode dificultar a compra de reparos para o sistema.

 

  • Vantagem: Este sistema proporciona uma alta pressão de descarga para a eliminação dos dejetos. Sua estética também pode ser um ponto positivo para algumas pessoas, por reduzir a quantidade de coisas aparentes do sistema.

 

  • Desvantagens: O sistema também leva a um maior gasto de água, dependendo de quem utilizá-lo. Sua manutenção é o principal ponto negativo, por ser um sistema embutido na parede, dificultando bastante o acesso.

Vaso com valvula de descarga Gato Neves
Valvula de descarga Gato Neves

Nós da Gato Neves trabalhamos com os três tipos de válvulas e também seus reparos. Entre em contato ou venha nos fazer uma visita!
Veja nossos outros Posts em nosso Blog!