Cálculo para usar argamassa

Saiba calcular a quantidade para usar argamassa necessária para o assentamento de pisos.

Antes de usar argamassa, saiba calcular a quantidade certa e não jogar fora.

 

Assentamento de Azulejo com Argamassa
Assentamento de Azulejo com Argamassa

 

A etapa final de uma obra ou reforma tende a ser uma das partes que mais demandam investimento, tornando-se muitas vezes uma “dor de cabeça” para o proprietário da obra. Dentre as partes que compõem esta etapa final, está o calculo da quantidade necessária para usar argamassa no assentamento de pisos e azulejos. Um fato comum entre proprietários e profissionais da área é a sobra deste produto ao final da obra. Para evitar este tipo de inconveniente, existe um cálculo simples para se descobrir a quantidade de argamassa necessária o assentamento.

O cálculo deve ser feito baseado no rendimento médio de um saco de 20kg de argamassa, o que, de acordo com as especificações dos fabricantes, é de 4 metros quadrados. Com isso, dividi-se a medida da área quadrada a ser coberta, pelo rendimento de um saco de argamassa. Vamos dar um exemplo; uma sala de 60 metros quadrados onde será assentado um piso, apenas divida este valor pelo fator 4 e o resultado será o número de sacos de argamassa necessários.
Veja o cálculo:

60 metros quadrados ÷ 4 = 15 sacos

Para o calculo, não é necessário se preocupar com o tamanho do piso e nem o tamanho do espaçamento entre os pisos.

Um fator que pode influenciar no rendimento da argamassa, é a regularidade do contra piso. Caso este se encontre com muitas irregularidades e desníveis, será necessário compensar esta irregularidade com a argamassa. Com isso, quanto melhor o contra piso, maior a economia; Fica a dica! 😉